O autismo é uma diferença neurodesenvolvimental que afeta a maneira como as pessoas pensam e se comunicam com os outros. Uma característica comum em muitas pessoas autistas é a preferência pelo pensamento lógico.
No entanto, nem todas as pessoas autistas utilizam a lógica como principal guia de pensamento. Assim como qualquer grupo de pessoas, há variações nas preferências e estilos de pensamento.
O pensamento lógico aprimorado é apenas uma das várias valiosas variações cognitivas que as pessoas autistas contribuem para a humanidade.
Pessoas autistas e o pensamento lógico
Se você é autista ou conhece alguém e sente que o pensamento lógico é um dos seus pontos fortes, há pesquisas que apoiam essa percepção.
Pessoas autistas tendem a ter habilidades de lógica e deliberação aprimoradas, o que pode ajudar a compensar uma menor tendência para a intuição e a tomada de decisões espontâneas.
.
Tipos de raciocínio
A teoria dos processos duais é um modelo da psicologia cognitiva para o raciocínio humano.
Ela descreve duas maneiras pelas quais as pessoas chegam a decisões:
Tipo 1 | Tipo 2 |
---|---|
intuitivo | deliberativo |
rápido | mais lento |
sem esforço | com esforço |
paralelo | sequencial |
não consciente | consciente |
baseado em experiência | baseado em regras |
Muitas pessoas não autistas (alísticas) tendem a preferir o estilo de raciocínio do tipo 1.
Já as pessoas autistas frequentemente são mais habilidosas no raciocínio do tipo 2, como demonstrado em um estudo de 2016 envolvendo jovens adultos do sexo masculino.
Um estudo de 2017 com participantes de ambos os sexos encontrou novamente que mulheres autistas tinham menos respostas intuitivas do que as não autistas.
Leia também nosso blog –→ Superdotação e autismo: como apoiar uma criança excepcional
Como o autismo afeta seu estilo de pensamento?
A variação no uso da lógica é apenas uma das várias diferenças cognitivas que você pode experimentar como uma pessoa autista:
Interesses focados
Também conhecidos como “interesses restritos”, essa habilidade comum entre autistas para detalhes pode fazer de você um especialista em determinados tópicos.
Isso pode ser uma vantagem vocacional se você encontrar uma carreira em sua área de interesse.
Interpretação literal da linguagem
O mundo alístico está cheio de metáforas, como “está chovendo canivetes”. Embora seja altamente improvável ver objetos caindo do céu, algumas figuras de linguagem são mais sutis.
Percepção de padrões
Você pode ter ouvido o termo “savant autista” (pessoa com autismo que possui habilidades excepcionais em uma área específica).
Pesquisadores acreditam que o talento aprimorado para o reconhecimento de padrões é o que dá a alguns autistas habilidades de savant, como cálculo de calendário.
Teoria da mente
Pesquisas de 2019 revisitam e questionam a crença de longa data de que pessoas autistas têm déficits na teoria da mente.
Teoria da mente é a capacidade de reconhecer que outras pessoas têm perspectivas e experiências diferentes.
Enquanto algumas pessoas autistas podem experimentar diferenças na teoria da mente, muitas possuem essa habilidade intacta.
Pensamento de baixo para cima
Pessoas não autistas tendem a avaliar conceitos antes de detalhes, também conhecido como pensamento de cima para baixo.
Pessoas autistas adotam a abordagem oposta, com pensamento de baixo para cima, usando detalhes para construir conceitos.
Pode levar mais tempo para filtrar detalhes sensoriais com essa abordagem, mas você é menos propenso a perder informações importantes.
Pessoas autistas e alísticas têm algumas diferenças nos estilos de pensamento. Existem pontos fortes e fracos em ambos os modos de pensar.
Reconhecer essas diferenças pode ser o primeiro passo para otimizar a comunicação.
Por exemplo, se você sabe que tende a interpretar os significados das palavras literalmente, pode explicar isso para as pessoas alísticas em sua vida e pedir esclarecimentos quando necessário.
Por outro lado, você pode se tornar uma fonte valiosa de objetividade para um amigo que está enfrentando uma decisão baseada em emoções.
Independentemente de quão frequentemente você possa usar suas forças, pode ser cansativo e provocar ansiedade ser uma minoria em uma sociedade composta majoritariamente por pessoas alísticas.
Se você está em busca de apoio, há recursos disponíveis para ajudar.
Lembre-se: você não está só!