Pesquisar
Close this search box.
Ajudando Crianças com Esporte para Autismo

Ajudando Crianças com Esporte para Autismo

Esporte para autismo pode ajudar crianças a desenvolver habilidades sociais, melhorar a coordenação e aumentar a autoestima.
Esporte para autismo
Esporte para autismo

O esporte para autismo pode ser uma excelente maneira de apoiar o desenvolvimento de crianças autistas.

Certos esportes podem ser mais difíceis para crianças autistas, mas outros, como natação, equitação e artes marciais, podem ajudar com habilidades sociais, coordenação e muito mais.

Sentir-se parte de um grupo é uma parte importante do desenvolvimento infantil.

A participação em esportes pode ajudar as crianças a se sentirem incluídas, aliviar o estresse ou a ansiedade e melhorar sua autoestima no processo.

De acordo com uma revisão de 2020, a atividade física pode ter efeitos positivos em crianças autistas, levando a melhorias em suas habilidades sociais, habilidades de comunicação e habilidades motoras.

Por que o esporte para autismo pode ser desafiador?

Crianças autistas podem achar desafiador participar de alguns esportes individuais ou em grupo, dependendo de suas características individuais.

As características do autismo variam amplamente em alcance e gravidade entre as pessoas, e nem todas as pessoas autistas acharão os esportes desafiadores.

Para ter sucesso nos esportes, é necessário equilíbrio, coordenação corporal, planejamento motor e habilidades visuais-motoras.

Segundo Kate Usher, terapeuta ocupacional da Durand, uma organização sem fins lucrativos voltada ao autismo em Nova Jersey, uma pessoa autista frequentemente apresenta tônus muscular mais baixo, o que afeta a habilidade motora grossa e pode impactar o desempenho nos esportes.

Portanto, escolher um esporte para autismo pode ajudar a identificar atividades que melhoram essas habilidades.

Um estudo de 2021 relatou que adolescentes autistas têm mais variabilidade de movimento e menor coordenação ao caminhar e correr, o que pode tornar alguns esportes mais desafiadores.

Crianças autistas também podem achar difícil a comunicação social e a interação social, impactando sua participação em esportes colaborativos ou em grupo, especialmente com crianças neurotípicas.

Questões sensoriais, como luzes brilhantes ou ruídos altos, também podem ser uma barreira à participação.

Melhores esportes para crianças autistas

Escolher o esporte para autismo pode fazer toda a diferença.

A motivação intrínseca, o desejo interno de participar porque é divertido e agradável, é um fator importante na escolha de qualquer atividade de lazer.

Aqui estão alguns esportes para autismo que podem ser especialmente benéficos para crianças autistas:

Natação

De acordo com um estudo de 2016, a natação é a atividade de lazer número uma escolhida por crianças autistas.

Crianças autistas relataram gostar mais de nadar do que seus colegas neurotípicos. A natação pode ajudar a melhorar o controle motor grosso em crianças autistas, além de ser uma atividade relaxante e divertida.

Esse esporte para autismo é amplamente recomendado por terapeutas.

Equitação

A equitação pode ser muito relaxante, além de fortalecer os músculos do núcleo e das pernas.

Cavalos são comumente usados em terapias assistidas por animais, conhecidas como equoterapia.

Crianças que têm dificuldade em se comunicar ou se conectar com pares ou adultos podem encontrar conexões fortes e significativas com animais, incluindo cavalos.

Um estudo de 2018 relatou que um programa terapêutico de equitação de 10 semanas levou a menor irritabilidade, melhor comportamento social e de comunicação e melhor capacidade linguística em crianças autistas.

Portanto, equitação é um ótimo esporte para autismo.

Artes marciais

Artes marciais, como caratê, taekwondo ou judô, são excelentes para melhorar a agilidade física, eliminando problemas que podem surgir durante a interação social em equipes.

Um estudo de 2019 descobriu que um programa de 13 semanas de artes marciais mistas (MMA) melhorou a função executiva em crianças autistas em idade escolar.

Artes marciais são, portanto, um esporte para autismo que pode trazer grandes benefícios.

Esportes em grupo

Esportes em grupo, como futebol ou basquete, podem ser mais desafiadores, pois exigem uma variedade maior de habilidades de comunicação, coordenação e habilidades visuais-motoras.

No entanto, participar de esportes individuais e em grupo pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança.

Para ajudar crianças autistas a participar, alguns centros esportivos oferecem programas de apoio onde crianças autistas são emparelhadas com um colega ou adulto para apoiá-las durante a prática ou jogos.

Esse tipo de esporte para autismo ajuda a promover a inclusão e a socialização.

O esporte para autismo pode proporcionar muitos benefícios para crianças autistas, ajudando a melhorar suas habilidades sociais, comunicação e coordenação motora.

Escolher o esporte certo e oferecer o apoio adequado pode fazer toda a diferença no desenvolvimento e na qualidade de vida dessas crianças. Independentemente de serem atividades individuais ou em grupo, o importante é promover inclusão, um estilo de vida ativo e a oportunidade de se divertir.

Lembre-se: você não está só!

Que tal conhecer nosso blog sobre –→ 10 empregos para autistas: encontre empregos gratificantes

Picture of Valdemir Alexandre

Valdemir Alexandre

NEUROPSICÓLOGO - CRP 06/12.562.0

Sumário

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Leia a seguir

Descubra como o desenvolvimento cognitivo influencia o aprendizado e o...
Com a Cid 11, a Organização Mundial da Saúde introduziu...
A apraxia da fala é um distúrbio neurológico que afeta...
Entenda shutdown e meltdown no autismo: causas, diferenças e como...

Inscreva-se na nossa newsletter e receba insights, histórias inspiradoras e novidades exclusivas do Autiverso. Vamos explorar juntos as infinitas possibilidades de um mundo único e cheio de perspectivas.